Direitos & Desafios Inova +

Promovido pelo Município de Santa Maria da Feira, coordenado e executado pela Casa dos Choupos - CRL, em parceria com o Centro Tecnológico do Calçado de Portugal, o projeto Direitos & Desafios – Inova + é operacionalizado através da ALPE – Agência Local em Prol do Emprego. O seu âmbito territorial abrange 20 freguesias (União de Freguesias de Santa Maria da Feira, Travanca, Sanfins e Espargo; União de Freguesias de Souto e Mosteirô; Freguesia de Arrifana; Freguesia de Argoncilhe; Freguesia de Escapães; Freguesia de Fornos; Freguesia de Fiães; Freguesia de Lourosa; Freguesia de Sanguedo; Freguesia de Santa Maria de Lamas; Freguesia de Paços de Brandão; Freguesia de Rio Meão; Freguesia de S. Paio de Oleiros; Freguesia de S. João de Ver; Freguesia de Mozelos; Freguesia de Nogueira da Regedoura).

28
JAN
Informação à Medida

Da Ideia ao Negócio

Passo-a-passo, tudo o que deve fazer para concretizar a sua ideia num negócio de sucesso!
saber mais
08
MAR
Informação à Medida

Megafone para o Emprego!

Constrói a candidatura perfeita, a partir das máximas do mundo da publicidade e das histórias!
saber mais
14
MAR
Informação à Medida

Jornadas de Empreendedorismo

Transformar sonhos em negócios de sucesso!
saber mais
04
ABR
Oficinas

Costura Criativa

Dá forma às tuas ideias!
saber mais
05
ABR
Conversas

Empresas Open Door

Visita à Fábrica de Louça da Vergada
saber mais
07
ABR
Conversas

Empresas Open Door!

Visita ao Ateliê de Cerâmica "De cor em Corpo"
saber mais
11
ABR
Informação à Medida

Jornadas Empreendedorismo

Sonha global, age local!
saber mais
03
MAI
Informação à Medida

Emprego! Câmara! Ação!

Imagens do futuro profissional!
saber mais
10
MAI
Workshops

Promove-te!

Emprego! Câmara! Ação! Exprime-te através do método Photovoice e promove o teu percurso profissional!
saber mais
11
MAI

Visita ao Laboratório de tecnologia I4.0

Já conheces as oportunidades do setor do calçado?
saber mais
19
MAI
Workshops

Mobiliário Criativo

Nesta sessão de apresentação da 2ª Edição da Oficina de Mobiliário Criativo, venha experimentar o processo de transformar e personalizar mobiliário de forma criativa e com alma.
saber mais
27
MAI
Workshops

Dar Forma às Ideias - Macramé

Já pensou em criar as suas peças de macramé e empurrar o desemprego dando forma às suas ideias?
saber mais
21
JUN
Oficinas

Mobiliário Criativo

Aprende a transformar mobiliário de forma criativa e com alma!
saber mais
21
JUN
Oficinas

Cerâmica Criativa

Crie as suas peças de cerâmica e empurre o desemprego!
saber mais
23
JUN
Informação à Medida

Competências valorizadas no mercado trabalho

Desenvolva as suas competências e destaque-se!
saber mais
29
JUN
Clubes ALPE

Meet Me in... Bootcamp!

Prepara-te para um frente-a-frente com um painel de entidades empregadoras!
saber mais
18
JUL
Curso de Verão

Digital Shoe Xperience

Cria, personaliza e produz os teus sneakers com tecnologia do futuro.
saber mais
15
SET
Oficinas

Costura Criativa

Dá forma às tuas ideias!
saber mais

Publicações

_
Notícias

Direitos & Desafios Inova +

Projeto de desenvolvimento comunitário de combate à pobreza e exclusão social no concelho de Santa Maria da Feira
_
Notícias

Pequeno Grande Desafio

Apresentação dos Projetos "Direitos & Desafios em Rede" e "Direitos & Desafios Inova +"
_
Notícias

Meet Me in... Bootcamp

Um conceito imersivo de capacitação na área da empregabilidade

Objetivos

Desenvolver ações que estimulem as capacidades empreendedoras dos/as alunos/as do ensino secundário, numa perspetiva de reforço da iniciativa, da inovação, da criatividade, do gosto pelo risco e que constituam uma primeira abordagem à atividade empresarial.
Sensibilizar os/as empresários/as, as instituições e as entidades empregadoras locais para uma participação ativa na concretização de medidas ativas de emprego e em processos de inserção profissional e social.
Favorecer os processos de integração profissional, social e pessoal, das pessoas em situação de desemprego.

O que fazemos?

Ponto de Orientação Profissional e Gestão de Carreira – Emprego

Orientação individual em ponto de atendimento e acompanhamento na área do emprego, formação e qualificação. Dinamização de ações de aceleração e de capacitação: 1. sessões de “Informação à Medida” em domínios temáticos relevantes na área da empregabilidade; 2. iniciativa “Meet me in...Bootcamp!”, que tem por objectivo o desenvolvimento de Soft Skills vocacionadas para a empregabilidade através das ferramentas de coaching e PNL, preparando as pessoas à procura de emprego para o encontro com entidades empregadoras locais; 3. Oficina “Promove-te! - Oficina de empoderamento e de capacitação para a integração profissional” que tem por objetivo o desenvolvimento de Soft Skills vocacionadas para a empregabilidade através das ferramentas artísticas.

Ponto de Orientação Profissional e Gestão de Carreira - Qualificação

Orientação individual em ponto de atendimento e acompanhamento na área da educação – formação com o objetivo de informar e encaminhar para oportunidades de qualificação desenvolvidas pelas autoridades públicas e privadas. Compreende ainda as seguintes atividades: 1. Dinamização da “Bolsa de Oferta Formativa” que divulga a oferta formativa concelhia e do EDV e, em articulação com parceiros de formação, promove percursos formativos, nomeadamente a ação “Formar para Empregar” (“via verde” para a integração profissional, através de uma formação à medida das necessidades específica das empresas, executada em colaboração com parceiros de formação especializados, e dinamizada em contexto laboral); 2. Dinamiza o “Envolve-te no Desafio!” evento anual de divulgação das ações do Projeto, em prol da qualificação e empoderamento das pessoas participantes, e numa lógica de transparência das atividades desenvolvidas pelo Projeto junto das entidades parceiras.

Oficina “Formação customizada de calçado e marroquinaria”

Executada pelo parceiro Centro Tecnológico do Calçado, esta resposta prevê a implementação de ações de capacitação com base num modelo essencialmente prático de “learning by doing”, tendo como base programas já existentes mas customizados e que respondam às necessidades e oportunidades de emprego das empresas parceiras. O objetivo é desenvolver competências nos vários perfis profissionais da indústria do calçado e artigos de pele, no sentido de preparar pessoas em situação de procura de emprego para integrar com rapidez e qualidade as diferentes oportunidades. Esta atividade articula-se com a atividade “Empresas Open Door”.

Empresas Open Door

Esta atividade, executada pelo parceiro Centro Tecnológico do Calçado, aproxima candidatos a emprego e entidades empregadoras com dificuldade na contratação de RH, nomeadamente dos sectores económicos da região com grande potencial de empregabilidade. Realiza visitas às instalações das empresas, promove o contacto com profissionais, divulga oportunidades de inserção no mercado de trabalho e são apresentadas as medidas de apoio ao emprego que facilitam estes processos.

Ponto de Orientação Profissional e Gestão de Carreira - Autoemprego

Orientação individual especializada na área do empreendedorismo em ponto de atendimento através do apoio ao enquadramento de projetos de autoemprego e de empreendedorismo nos diferentes programas e instrumentos de apoio, promovendo o encaminhamento dos interessados para o apoio técnico. Compreende ainda as seguintes atividades: 1. dinamização de sessões de “Informação à Medida” em domínios considerados relevantes no empreendedorismo; 2. o “Acelera-te” é concurso de ideias conjugado com um programa de aceleração de ideias de negócio que culmina na apresentação a um júri para obtenção de feedback construtivo; 3. os “Encontros em Rede” fazem a ligação dos potenciais empreendedores com empreendedores já instalados, com carácter regular e periódico e partindo da partilha de informação e de testemunhos relevantes para os empreendedores.

Oficina “Dar forma às ideias” - Prototipagem e apoio ao empreendedorismo no setor dos artigos de moda (calçado, marroquinaria)

Procurando dar forma às ideias de potenciais empreendedores, com formação e/ou experiência nas áreas criativas e produtivas do calçado e da marroquinaria, esta ação de capacitação com execução do Centro Tecnológico do Calçado, tem por objetivo o desenvolvimento de competências na área do design, desenvolvimento técnico, manufatura e marketing com o objectivo de promover iniciativas de empreendedorismo e de auto-emprego no sector do de calçado e artigos de moda. Esta atividade funcionará em modelo prático de oficina, segundo a metodologia “learning by doing” e combina coaching na manufatura dos produtos em oficina e workshops de sensibilização e/ou consolidação de temas, em que as pessoas participantes são colocados em contacto com empresas e especialistas, aumentando a sua rede de contactos e consolidando aprendizagens.

Emprego.Feir@ - Plataforma de Oferta e de Procura de Trabalho // Incubação

Instrumento que assegura a ligação entre a oferta e procura de emprego, numa estreita ligação entre as entidades empregadoras que necessitam de recursos humanos e os candidatos à procura de emprego. Desenvolve a sua atividade em parceria com o Gabinete de Desenvolvimento Económico da Câmara Municipal de Santa Maria da Feira e do projeto Bizfeira, assente numa lógica de responsabilidade social. É executada pelo parceiro Centro Tecnológico do Calçado e terá ainda uma componente para projetos de de incubação digital.

Feira//Trainees - Desenvolvimento de Competências & Estágios

Desenvolvido pela entidade executora - Centro Tecnológico do Calçado - em parceria com o BizFeira e com entidades de ensino locais visa dar oportunidade a jovens, que concluíram sistema educativo, de participarem em estágios de curta duração em entidades empregadoras locais com acompanhamento de um mentor. O processo de preparação das pessoas participantes compreende um Bootcamp intensivo que culminará num encontro entre os candidatos e as entidades associadas ao programa. Este Programa de aprendizagem e experiência – on-the-job - permitirá a job rotation, definindo o plano de rotação de acordo com a avaliação realizada a cada trainee, em várias áreas das entidades empregadoras associadas, numa lógica de voluntariado empresarial. Será ainda disponibilizado ainda apoio às pessoas no seu processo de pesquisa direcionada de oportunidades de trabalho, de preparação para entrevistas e de divulgação do seu perfil profissional utilizando LinkedIn e outras ferramentas.

Oficina Ideias - Desenvolvimento de Competências e incubação de ideias

Oficina de artes tradicionais - transformação de móveis e cerâmica - dirigida a jovens que abandonaram ou concluíram sistema educativo e que apresentam maior vulnerabilidade no acesso ao mercado de trabalho (especialmente pessoas portadores de deficiência ou incapacidade e jovens NEET). O programa inclui o acompanhamento de um mentor e de designers, que desenvolvam produtos com valor acrescentado, com o objetivo de dotar as pessoas participantes de competências facilitadoras na integração profissional, nomeadamente através de processos de incubação de ideias de negócio.

Academia de Desenvolvimento de Competências pessoais e sociais

Esta Academia, dirigida a jovens que abandonaram ou concluíram o sistema educativo, visa dotar os participantes de competências pessoais e sociais relevantes para uma maior facilidade na integração profissional, utilizando o desporto como ferramenta mobilizadora para o desenvolvimento pessoal.

Cursos de Verão

Esta atividade pretende captar jovens que terminaram ou abandonaram o sistema de educação/formação para o desenvolvimento de competências através de ações de curta duração, durante o mês de Junho/Julho em cada ano, implementadas segundo um modelo prático de “learning by doing”. As ações incidem no design, desenvolvimento de produtos de moda, audiovisuais, entre outros, nomeadamente através da montagem de Kits e que correspondam às necessidades/oportunidades do concelho.

Fábrica de ideias

Centrado numa metodologia “acathon”, esta atividade propõe 72 horas de imersão focadas na criação de soluções inovadoras para a resolução de problemas relacionados com a integração profissional. Reúne jovens, que em contexto descontraído e com apoio de mentores, pensam em soluções e com base na dinâmica de orçamento participativo ou através da metodologia PIC - projeto de inovação comunitária.

Shoes (choose) Your Life

O Shoes (choose) Your Life é dinamizado pelo Centro Tecnológico do Calado e dirige-se a alunos do ensino secundário, sensibilizando-os para escolha de uma profissão no setor calçado ou afins, mostrando-a como é - indústria 4.0, moderna, digital e plena de oportunidades nas áreas STEAM e assim, desenvolver o gosto pelas profissões tradicionais, mas modernizadas com imersão nas tecnologias de produção inteligente, contactando com a tecnologia e criatividade do setor. Desenvolverá oficinas, kits de montagem de sapatos/marroquinaria para se utilizar no fab-lab, realizará um road map pelas escolas e captação de empresas para patrocinarem a ação, nomeadamente através da montagem de alguns protótipos.

Destinatários

No items found.

Perguntas frequentes

Parceiros

outros projetos

CLDS4G

Quer saber mais
sobre este projeto?

Entre em contacto com
a
o
Adélia Antunes
.
inovamais@direitosedesafios.com
+351 256 372 076