O Projeto Chão Fértil centra-se na ocupação e facilitação do desenvolvimento de competências sociais e/ou profissionais de pessoas com diversidade funcional em contexto de carência e/ou vulnerabilidade social, sem respostas adequadas nas alternativas existentes e no combate ao estigma associado a esta situação-problema. Na prática, com a implementação de 3 ações-chave, visa promover a aquisição de competências, através do recurso a ferramentas criativas, artísticas e inovadoras, desenvolvidas em contexto verde e ecológico; objetiva o desenvolvimento de um programa integrado de mentoria e de ações que facilitem a integração deste público-alvo no mercado de trabalho; bem como, pretende reduzir o estigma social associado a estas problemáticas, através de ações mobilizadoras das comunidades na área da prevenção/sensibilização.

05
FEV
Workshops

Baile de Máscaras

Pintura de Máscara em Cerâmica
saber mais
12
FEV
Workshops

Falar por Imagem

Pintar sentimentos no formato de um postal único em aguarela para adquirir e oferecer a quem ama.
saber mais
19
FEV
Workshops

Fotografia digital com o telemóvel

saber mais

Publicações

_
Notícias

Documentário Final do Projeto TransformArte - Rede d´Arte Comunitária

A transformação pessoal e social através da arte comunitária.
_
Notícias

Arraial de S. João na Casa dos Choupos

Festa junta equipa e participantes nos projetos da Instituição
i
Comunicação social

Casa dos Choupos "abraça" a diversidade!

Reportagem Jornal N
_
Notícias

O Abraço que Todos Podemos Dar

Lançamento de campanha de angariação de equipamentos tecnológicos
_
Notícias

O que é importante para a tua Saúde Mental?

Dia Mundial da Saúde Mental
i
Comunicação social

Câmara Municipal e Casa dos Choupos promovem “Abraços à Janela”

Jornal N
i
Comunicação social

Solidariedade: A “Feira Unida” por artistas num “abraço que todos podemos dar”

Jornal Diário da Feira
_
Notícias

Linhas com Rosto

Vencedor do Programa FACES da Fundação Montepio
i
Comunicação social

‘Poesia no Corpo. Corpo na Poesia’ regressa com nova temporada

Jornal N
i
Comunicação social

Casa dos Choupos convida para nova temporada de dança e expressão

Jornal Diário da Feira
i
Comunicação social

Casa dos Choupos lança projeto de integração social

Jornal N
_
Notícias

De repente, ao entrares naquela porta, deparas-te com o encanto da beleza.

Teaser do espetáculo do coletivo "Poesia no Corpo. Corpo na Poesia"
_
Notícias

Não sei mexer as mãos

Teaser do espetáculo do coletivo "Poesia no Corpo. Corpo na Poesia"
_
Notícias

Multidões

Teaser do espetáculo do coletivo "Poesia no Corpo. Corpo na Poesia"
_
Notícias

Estás a Olhar para Mim?

Teaser do espetáculo do coletivo "Poesia no Corpo. Corpo na Poesia"

Objetivos

Dinamizar atividades que potenciem pequenos negócios de empreendedorismo local.
Promover um espaço de experimentação e capacitação para públicos com vulnerabilidades, que lhes dão um autoconhecimento livre e espontâneo.
Articulação com entidades parceiras e rede social concelhia para a resolução de problemas sociais locais.
Desenvolver atividades pedagógicas e criativas que estimulem a consciência socioambiental de crianças e jovens.
Valorizar o envolvimento na utilização e manutenção de espaços comuns.
Promover uma alimentação saudável e uma agricultura sustentável.
Fomentar o potencial de atividades artísticas integradas e diferenciadas, que sejam multidimensionais e que capacitem a comunidade;

O que fazemos?

Hortas Comunitárias

Dirigidas a cidadãos residentes no concelho de Santa Maria da Feira, que não têm espaço de cultivo em casa, podendo candidatar-se a talhões em hortas comunitárias. A Casa dos Choupos disponibiliza, a cada utilizador aderente, um talhão para a prática de uma agricultura sustentável e acesso a água para rega. Os participantes celebram com a Casa dos Choupos um acordo de utilização anual.

Hortas Pedagógicas

No âmbito de uma estreita parceria com o pelouro da Educação do Município de Santa Maria da Feira (“Vamos à Horta!”), a atividade Hortas Pedagógicas promove um espaço de exploração pedagógico dirigido às crianças de estabelecimentos de ensino e/ou organizações da economia social, materializado através de formação em práticas hortícolas às monitoras inscritas no projeto e da visita das crianças nos períodos de férias escolares às hortas, onde lhes é proporcionada a experiência de participar em processos de plantação, recolha de produtos hortícolas da terra, entre outras.

Hortas ao Domicílio

Formação e workshops dirigidos a cidadãos que tenham um jardim, um quintal ou uma varanda. O objetivo passa por fomentar competências que lhes permitam potenciarem esses espaços e também as mais-valias que a agricultura e horticultura transmitem, promovendo uma melhor qualidade de vida e uma maior sustentabilidade ambiental.

Poesia no Corpo. Corpo na Poesia

Atividade que pretende potenciar a participação, a cidadania e fomentar o desenvolvimento de competências sociais, psicológicas e culturais dos participantes, através da arte, com recurso ao movimento à expressão corporal e às obras literárias. Esta atividade experimenta e desafia a (re) criação individual e coletiva e também procura estimular a (re) ação, a opinião e relativamente àqueles que participam e ao contexto envolvente.

Linhas com Rosto

Oficina criativa que constrói peças com histórias. Exercício de competências destinadas a alavancar o talento dos participantes, valorizando a história pessoal de cada um.

Da Horta para a Cozinha

Numa estreita ligação com a terra, espaço destinado à aquisição de conhecimentos e práticas no âmbito da culinária, com vista uma alimentação mais saudável, que contribua para um maior bem-estar físico e emocional.

Yoga

O Yoga desenvolve o ser humano em todas as suas facetas positivas (físicas, energéticas, emocionais, e nos vários planos mentais) de forma harmoniosa. Eliminando o stress, fortalecendo o sistema imunitário, ensinando a relaxar e a concentrar.
O Yoga mantém o ser humano no seu estado natural: saudável e feliz.

Feirinha pela Noitinha

Promovida pela Câmara Municipal de Santa Maria da Feira, a Feirinha pela Noitinha pretende potenciar iniciativas criativas e empreendedoras, promovendo um espaço de divulgação e venda de produtos nas seguintes áreas: artes plásticas, artes visuais, artesanato urbano, design, edição, ilustração, joalharia, música, acessórios de moda e artigos vintage e em 2º mão.

BIOdisseias

Pacote de experiências que privilegiam espaços onde a arte se cruza com a biologia e a história natural, estimulando um conjunto de experiências sensoriais, culturais, físicas e sociais, concebidas para celebrar a diversidade da vida e o bem-estar físico e emocional.

Hora de ir à Horta!

Espaço de aprendizagem orientada de práticas agrícolas, num ambiente livre e que privilegia a espontaneidade e o bem-estar emocional.

Oficina de Improvisação Musical

A Oficina de Improvisação Musical, tem como objetivo proporcionar experiências que levem à descoberta da música como universo de conhecimento, comunicação e integração social. Pauta-se por metodologias inovadoras e criativas que possibilitam o acesso de todas as pessoas à música, constituindo-se como um laboratório informal. Esta Oficina resulta de uma parceria da Casa dos Choupos com o Município de Santa Maria da Feira no Projeto MIDAS - Mudança para a Inclusão e Desenvolvimento Artístico e Social, no âmbito do Programa Operacional Regional Norte 2020.

Destinatários

No items found.

Perguntas frequentes

Co-organização e parcerias

Co-financiamento

outros projetos

Arte, Cultura e Ambiente

De momento este é o único projeto no eixo
Arte, Cultura e Ambiente

Quer saber mais
sobre este projeto?

Entre em contacto com
a
o
Jéssica Almeida
.
chao.fertil@casadoschoupos.pt
+351 925 453 631