O Projeto Chão Fértil traduz-se num conjunto de atividades desenvolvidas na sede da Casa dos Choupos, com o objetivo de envolver uma comunidade num espaço de aprendizagem, partilhas, convívios e lazer em prol do desenvolvimento sócio-cultural e da melhoria da qualidade de vida das pessoas residentes em Santa Maria da Feira. Atuando em 3 áreas essenciais – social, ambiental e cultural – este programa dirige-se a públicos mais específicos, bem como desenvolve atividades que se destinam à comunidade em geral, apresentando um leque de iniciativas diversificadas e ajustadas permanentemente às necessidades do contexto social.

05
FEV
Workshops

Baile de Máscaras

Pintura de Máscara em Cerâmica
saber mais
12
FEV
Workshops

Falar por Imagem

Pintar sentimentos no formato de um postal único em aguarela para adquirir e oferecer a quem ama.
saber mais
19
FEV
Workshops

Fotografia digital com o telemóvel

saber mais

Publicações

_
Notícias

Estás a Olhar para Mim?

Teaser do espetáculo do coletivo "Poesia no Corpo. Corpo na Poesia"
_
Notícias

Multidões

Teaser do espetáculo do coletivo "Poesia no Corpo. Corpo na Poesia"
_
Notícias

Não sei mexer as mãos

Teaser do espetáculo do coletivo "Poesia no Corpo. Corpo na Poesia"
_
Notícias

De repente, ao entrares naquela porta, deparas-te com o encanto da beleza.

Teaser do espetáculo do coletivo "Poesia no Corpo. Corpo na Poesia"
i
Comunicação social

Casa dos Choupos lança projeto de integração social

Jornal N
i
Comunicação social

Casa dos Choupos convida para nova temporada de dança e expressão

Jornal Diário da Feira
i
Comunicação social

‘Poesia no Corpo. Corpo na Poesia’ regressa com nova temporada

Jornal N
_
Notícias

Linhas com Rosto

Vencedor do Programa FACES da Fundação Montepio
_
Notícias

O Abraço que Todos Podemos Dar

Lançamento de campanha de angariação de donativos
i
Comunicação social

Câmara Municipal e Casa dos Choupos promovem “Abraços à Janela”

Jornal N
_
Notícias

O que é importante para a tua Saúde Mental?

Dia Mundial da Saúde Mental
_
Notícias

Já pensou que esta poderia ser a sua história?

Casa dos Choupos assinala Dia da Saúde Mental
i
Comunicação social

Solidariedade: A “Feira Unida” por artistas num “abraço que todos podemos dar”

Jornal Diário da Feira
i
Comunicação social

Casa dos Choupos "abraça" a diversidade!

Reportagem Jornal N
_
Notícias

Arraial de S. João na Casa dos Choupos

Festa junta equipa e participantes nos projetos da Insitutição

Objetivos

Dinamizar atividades que potenciem pequenos negócios de empreendedorismo local.
Promover um espaço de experimentação e capacitação para públicos com vulnerabilidades, que lhes dão um autoconhecimento livre e espontâneo.
Articulação com entidades parceiras e rede social concelhia para a resolução de problemas sociais locais.
Desenvolver atividades pedagógicas e criativas que estimulem a consciência socioambiental de crianças e jovens.
Valorizar o envolvimento na utilização e manutenção de espaços comuns.
Promover uma alimentação saudável e uma agricultura sustentável.
Fomentar o potencial de atividades artísticas integradas e diferenciadas, que sejam multidimensionais e que capacitem a comunidade;

O que fazemos?

Hortas Comunitárias

Dirigidas a cidadãos residentes no concelho de Santa Maria da Feira, que não têm espaço de cultivo em casa, podendo candidatar-se a talhões em hortas comunitárias. A Casa dos Choupos disponibiliza, a cada utilizador aderente, um talhão para a prática de uma agricultura sustentável e acesso a água para rega. Os participantes celebram com a Casa dos Choupos um acordo de utilização anual.

Hortas Pedagógicas

No âmbito de uma estreita parceria com o pelouro da Educação do Município de Santa Maria da Feira (“Vamos à Horta!”), a atividade Hortas Pedagógicas promove um espaço de exploração pedagógico dirigido às crianças de estabelecimentos de ensino e/ou organizações da economia social, materializado através de formação em práticas hortícolas às monitoras inscritas no projeto e da visita das crianças nos períodos de férias escolares às hortas, onde lhes é proporcionada a experiência de participar em processos de plantação, recolha de produtos hortícolas da terra, entre outras.

Hortas ao Domicílio

Formação e workshops dirigidos a cidadãos que tenham um jardim, um quintal ou uma varanda. O objetivo passa por fomentar competências que lhes permitam potenciarem esses espaços e também as mais-valias que a agricultura e horticultura transmitem, promovendo uma melhor qualidade de vida e uma maior sustentabilidade ambiental.

Poesia no Corpo. Corpo na Poesia

Atividade que pretende potenciar a participação, a cidadania e fomentar o desenvolvimento de competências sociais, psicológicas e culturais dos participantes, através da arte, com recurso ao movimento à expressão corporal e às obras literárias. Esta atividade experimenta e desafia a (re) criação individual e coletiva e também procura estimular a (re) ação, a opinião e relativamente àqueles que participam e ao contexto envolvente.

Linhas com Rosto

Oficina criativa que constrói peças com histórias. Exercício de competências destinadas a alavancar o talento dos participantes, valorizando a história pessoal de cada um.

Da Horta para a Cozinha

Numa estreita ligação com a terra, espaço destinado à aquisição de conhecimentos e práticas no âmbito da culinária, com vista uma alimentação mais saudável, que contribua para um maior bem-estar físico e emocional.

Yoga

O Yoga desenvolve o ser humano em todas as suas facetas positivas (físicas, energéticas, emocionais, e nos vários planos mentais) de forma harmoniosa. Eliminando o stress, fortalecendo o sistema imunitário, ensinando a relaxar e a concentrar.
O Yoga mantém o ser humano no seu estado natural: saudável e feliz.

Feirinha pela Noitinha

Promovida pela Câmara Municipal de Santa Maria da Feira, a Feirinha pela Noitinha pretende potenciar iniciativas criativas e empreendedoras, promovendo um espaço de divulgação e venda de produtos nas seguintes áreas: artes plásticas, artes visuais, artesanato urbano, design, edição, ilustração, joalharia, música, acessórios de moda e artigos vintage e em 2º mão.

BIOdisseias

Pacote de experiências que privilegiam espaços onde a arte se cruza com a biologia e a história natural, estimulando um conjunto de experiências sensoriais, culturais, físicas e sociais, concebidas para celebrar a diversidade da vida e o bem-estar físico e emocional.

Hora de ir à Horta!

Espaço de aprendizagem orientada de práticas agrícolas, num ambiente livre e que privilegia a espontaneidade e o bem-estar emocional.

Oficina de Improvisação Musical

A Oficina de Improvisação Musical, tem como objetivo proporcionar experiências que levem à descoberta da música como universo de conhecimento, comunicação e integração social. Pauta-se por metodologias inovadoras e criativas que possibilitam o acesso de todas as pessoas à música, constituindo-se como um laboratório informal. Esta Oficina resulta de uma parceria da Casa dos Choupos com o Município de Santa Maria da Feira no Projeto MIDAS - Mudança para a Inclusão e Desenvolvimento Artístico e Social, no âmbito do Programa Operacional Regional Norte 2020.

Destinatários

No items found.

Perguntas frequentes

Ficheiros

No items found.

Co-organização e parcerias

Co-financiamento

outros projetos

Arte, Cultura e Ambiente

De momento este é o único projeto no eixo
Arte, Cultura e Ambiente

Quer saber mais
sobre este projeto?

Entre em contacto com
a
o
.
chao.fertil@casadoschoupos.pt
+351 925 453 631