Direitos & Desafios - Inova + apoia organização do Encontro "Cuidamos da Saúde Mental?"
Projeto MelhorMente dinamiza encontro entre organizações com o objetivo de fomentar o trabalho colaborativo, a partilha de preocupações, recursos e soluções na área da Saúde Mental
No passado dia 26 de janeiro, realizou-se o encontro "Cuidamos da Saúde Mental?", promovido pelo projeto MelhorMente - dinamizado pelo Centro Social Dr. Crispim T. B. Castro e pelo Centro Social Paroquial do Vale - em parceria com a Estufa de Ideias_Direitos e Desafios INOVA+ e com o apoio da equipa START IN Europarque. O Encontro teve por base a metodologia "World Café", com o objetivo de fomentar o trabalho colaborativo, a partilha de preocupações, recursos e soluções na área da Saúde Mental, contando para isso com convidados da Casa Ozanam, Atrys, ACES – Feira/Arouca e mais de 30 participantes.
Os principais temas em destaque foram as "Questões legais, direitos e deveres do cuidador", orientado por Tiago Teixeira e Manuel Janeira, da Atrys, Maria Sousa da Casa Ozanam, dinamizou os "Desafios e práticas na saúde mental", tendo a ACES - Feira/Arouca, representada por Ana Sousa e Fernanda Almeida, ficado responsável pela temática "Agilizar os cuidados na saúde mental".
Sendo a preocupação com a Saúde Mental transversal às mais diversas organizações locais, o evento veio reforçar a importância de iniciativas que possam contribuir para o encontro de soluções preferencialmente colaborativas, sendo a partilha de informação e o encontro de parcerias capazes de responder conveniente às necessidades existentes, fundamentais.
Neste sentido, Tiago Teixeira, diretor clínico da Atrys referiu que "Este tipo de iniciativas são muito importantes, quer do ponto de vista global e da forma como a nossa sociedade pode evoluir para níveis de funcionamento superiores, quer a nível das instituições individualmente". Acrescentou ainda que "no caso da Atrys é bastante importante que as instituições do Concelho saibam que, apesar de se tratar de uma instituição privada, está aberta a parcerias com as mesmas, por forma a poder servir a comunidade da melhor forma possível".
Ana Sousa, coordenadora da URAP Feira/Arouca sublinhou "_ importância das equipas da saúde e das instituições sociais se sentarem mais vezes à mesma mesa", ideia aliás partilhada por todos os participantes, salientando ainda "a importância destes encontros de articulação interinstitucional, tendo em vista a construção de redes de intervenção em parceria, rentabilizando assim o potencial e os recursos (humanos e logísticos) de cada instituição"_.
O sucesso e pertinência do evento que viu a sua lotação esgotada veio confirmar a necessidade de continuar a promover iniciativas de partilha de preocupações, recursos e soluções, como ponto de partida para o encontro de respostas eficazes aos mais diversos problemas sentidos pelas organizações e pela população em geral.