Direitos & Desafios Em Rede

Promovido pelo Município de Santa Maria da Feira, coordenado e executado pela Casa dos Choupos - CRL, em parceria com a ADRITEM - Associação de Desenvolvimento Regional Integrado das Terras de Santa Maria, o Direitos & Desafios Em Rede é operacionalizado através da ALPE – Agência Local em Prol do Emprego. O seu âmbito territorial abrange 11 freguesias (território rural/nordeste do Concelho de Santa Maria da Feira): União de Freguesias de Canedo, Vale e Vila Maior; União de Freguesias de Lobão, Gião, Louredo e Guisande; União de Freguesias de Caldas de S. Jorge e Pigeiros; Freguesia de Romariz; Freguesia de Milheirós de Poiares.

07
JAN
Informação à Medida

Criação do Próprio Emprego

Promove o teu espírito de auto iniciativa e motiva-te para a mudança!
saber mais
12
JAN
Clubes ALPE

Promove-te!

Através da técnica do teatro fórum, impulsiona as tuas competências de comunicação e prepara-te para um encontro de recrutamento!
saber mais
17
JAN
Oficinas

Oficina de Mesteres

Reparação Instrumentos Musicais Tradicionais
saber mais
31
JAN
Informação à Medida

Autobiografia de Carreira

Conhece os aspetos essenciais para a construção da tua história e prepara a tua estratégia de marketing pessoal!
saber mais
10
FEV
Clubes ALPE

Empreender em Mim

Trace o seu Percurso Profissional!
saber mais
21
FEV
Informação à Medida

IncentivA

Assuma o controlo da sua vida e mude o rumo da sua história!
saber mais
28
MAR
Formações

Formação Costura

saber mais
14
ABR
Informação à Medida

Programa Trampolim

Sessão de apresentação do Programa de Promoção e Desenvolvimento de Competências Psicossociais para pessoas com deficiência e incapacidade.
saber mais
09
MAI
Clubes ALPE

Meet Me in... Bootcamp!

Põe-te à prova e prepara-te para um Encontro de Recrutamento!
saber mais
23
MAI
Clubes ALPE

Pegada Pessoal

Potencie as tuas competências e ajuste-as ao mercado de emprego
saber mais
27
JUN
Informação à Medida

Maleta do Emprego

Foque-se na sua carreira profissional e conheça as competências de comunicação essenciais para a (re)entrada no mercado de trabalho
saber mais
05
JUL
Oficinas

Oficina de Mesteres - Gastronomia da Época

Desenvolva as suas competências e dotes de gastronomia!
saber mais
13
JUL
Informação à Medida

Cuidar de Mim

Venha experimentar estratégias de relaxamento e de promoção do seu autocuidado, fundamentais para a (re)entrada no Mercado de Trabalho!
saber mais
14
SET
Oficinas

Olinda - Oficina de Liteiros com Inovação e Design Acrescentado

Desenvolva as suas competências na área da tecelagem artesanal!
saber mais
27
SET
Informação à Medida

Quiosque de Emprego

Uma sessão, várias oportunidades de emprego.
saber mais
10
OUT
Clubes ALPE

Clube de Emprego

Competências para a (re)entrar no mercado de trabalho!
saber mais
22
Atividades

Semente com História

Atividade sociocultural: desfolhada à moda antiga e feirinha da terra
saber mais
15
NOV
Informação à Medida

Cuidador/a: Competências valorizadas!

Demonstrar as competências mais valorizadas na profissão dos cuidados das pessoas mais velhas!
saber mais
21
NOV
Informação à Medida

Competências de empregabilidade

Como criar oportunidades profissionais? Como ser eficaz no contacto com empregadores?
saber mais
05
DEZ
Oficinas

Oficina de Mesteres

Reparação Instrumentos Musicais Tradicionais
saber mais

Publicações

i
Comunicação social

Casa dos Choupos apresenta projetos inovadores para o desenvolvimento local

Jornal O Correio da Feira
_
Notícias

Direitos & Desafios em Rede

Projeto de desenvolvimento comunitário de combate à pobreza e exclusão social no concelho de Santa Maria da Feira
_
Notícias

Pequeno Grande Desafio

Apresentação dos Projetos "Direitos & Desafios em Rede" e "Direitos & Desafios Inova +"

Objetivos

Desenvolver ações que estimulem as capacidades empreendedoras dos/as alunos/as do ensino secundário, numa perspetiva de reforço da iniciativa, da inovação, da criatividade, do gosto pelo risco e que constituam uma primeira abordagem à atividade empresarial.
Sensibilizar os/as empresários/as, as instituições e as entidades empregadoras locais para uma participação ativa na concretização de medidas ativas de emprego e em processos de inserção profissional e social.
Favorecer os processos de integração profissional, social e pessoal, das pessoas em situação de desemprego.

O que fazemos?

Em_Carreira ALPE

Orientação Profissional e Gestão de Carreira | Casa dos Choupos, CRL) – orientação individual em ponto de atendimento e acompanhamento na área do emprego, formação e qualificação. Dinamização de sessões temáticas (Informação à Medida) em domínios considerados relevantes na área da empregabilidade e de Clubes ALPE (os clubes são espaços de educação-não formal com vista à aquisição de competências que contribuam para a integração posterior em dispositivos mais formais de educação-formação).

Oficina de Mesteres - Produção de figurinos

Capacitação em artes tradicionais para a exploração de alternativas de entrada no mercado de trabalho. Esta Oficina, executada pela entidade parceira ADRITEM, está alinhada com a componente cultural do Concelho e os vários eventos de recriações históricas (Invasões Francesas, Fogaceiras, Semana Santa, Viagem Medieval) e com a necessidade de mercado identificada para o fornecimento de figurinos históricos (adereços e calçado medieval). Inclui uma formação de costura e de manufatura de calçado e capacitação na área da história, garantindo assim que os figurinos elaborados respeitam o período histórico a que se reportam. Pretende-se que os participantes possam posteriormente prestar esses serviços à comunidade, associado à marca Oficina de Mesteres.

Oficina de Mesteres - Gastronomia de época

Capacitação em artes tradicionais para a exploração de alternativas de entrada no mercado de trabalho. Esta Oficina semanal, executada pela entidade parceira ADRITEM, está alinhada com a componente cultural do Concelho e os vários eventos de recriações históricas (Invasões Francesas, Fogaceiras, Semana Santa, Viagem Medieval) e com a necessidade de mercado identificada para o fornecimento de “sabores antigos” numa gastronomia de elevada qualidade. Esta Oficina inclui uma formação de cozinha com o acompanhamento de um formador/mentor bem como acompanhamento de um elemento da área da história, garantindo assim que os “saberes antigos” elaborados respeitam o período histórico a que se reportam. Pretende-se que os participantes possam posteriormente prestar esses serviços à comunidade, associado à marca Oficina de Mesteres.

Semente - Produção Biológica & Educação Ambiental

Programa de capacitação para a exploração de alternativas de entrada no mercado de trabalho, centrado na área da produção tradicional e/ou biológica. Este programa, executada pela entidade parceira ADRITEM, contempla as seguintes atividades: feirinhas da terra - organização de pequenos mercados para venda de produtos hortícolas e frutícolas de produção tradicional e/ou biológica; workshops, ciclos formativos / showcooking ligados aos produtos da terra e produtos locais (transformação de produtos da terra e receitas locais); visitas a explorações agrícolas; atividades socioculturais que promovam competências e que fomentem o sentimento de partilha, de identidade e de cidadania ativa (serões música, poesia, teatro, dança).

Oficina OLINDA- Oficina de Liteiros com Inovação e Design acrescentado

Programa de capacitação para a exploração de alternativas de entrada no mercado de trabalho, centrado na aprendizagem de uma arte tradicional local - os liteiros. Este programa, executado pela entidade parceira ADRITEM, prevê as seguintes atividades: formação especializada na área da tecelagem tradicional; conceção de produtos com incorporação de design e com valor acrescentado, apoio à promoção, divulgação e comercialização dos produtos elaborados pelos participantes (elaboração catálogos; identificação de pontos de venda; incubação na plataforma Emprego.Feir@ e na Loja Colaborativa “Mais Próximo de Si”).

Vila Verde - Oficina de Produção Agrícola para pessoas com incapacidade ou deficiência

Promover o desenvolvimento de competências e a autonomia de pessoas com deficiência e incapacidade, de forma a criar oportunidades de integração no mundo laboral. Esta Oficina, executada pela entidade parceira ADRITEM,, assenta no cultivo, colheita e venda solidária de produtos provenientes de agricultura em modo tradicional, com valor acrescentado ao nível do design e da promoção de uma marca “Vila Verde”. Integrará ainda workshops em agricultura e visitas pedagógicas destinadas a crianças

Em_Carreira ALPE – Qualificação

O objetivo do Em_Carreira ALPE - Qualificação é informar e encaminhar para oportunidades de qualificação desenvolvidas pelas autoridades públicas e privadas. Em articulação com parceiros de formação, promoverá percursos formativos, nomeadamente a ação “Formar para Empregar”. O Promove-te! - Oficina de empoderamento e de capacitação para a qualificação e integração profissional tem por objetivo o desenvolvimento de Soft Skills vocacionadas para a empregabilidade através das ferramentas artísticas. Esta Oficina (60h) coloca as pessoas em situação de desemprego no centro da intervenção, através de processos artísticos de empoderamento individual, e os seus resultados serão apresentados à comunidade, uma vez que os processos de criação artística participativos desenvolvem competências pessoais e sociais, transversais à empregabilidade, suscetíveis de serem reconhecidas e certificadas.

Dia Aberto nas Empresas

Esta ação, executada pela entidade parceira ADRITEM, tem como objetivo aproximar candidatos a emprego e entidades empregadoras, nomeadamente dos sectores económicos da região com grande potencial de empregabilidade, mas maior dificuldade na contratação de RH, através de visitas às instalações das empresas e do contacto com profissionais. Nos dias Abertos as empresas divulgarão as oportunidades de inserção no mercado de trabalho e serão apresentadas as medidas de apoio ao emprego que facilitam estes processos.

Em_Carreira ALPE – Empreendedorismo

Apoio ao enquadramento de projetos de autoemprego e de empreendedorismo nos diferentes programas e instrumentos de apoio, promovendo o encaminhamento dos interessados para o apoio técnico. Cumpre estes objetivos através do atendimento individual e assegurado por pessoal técnico especializado. Promoverá a dinamização de sessões temáticas, em domínios considerados relevantes no empreendedorismo.

Emprego.Feir@ - Oferta e de Procura de Trabalho | Incubação

Instrumento que assegura a ligação entre a oferta e procura de emprego, numa estreita ligação entre as entidades empregadoras que necessitam de recursos humanos e os candidatos à procura de emprego, assente numa lógica de responsabilidade social: registo de oportunidades de emprego; registo de candidatos à procura de trabalho; bolsa ofertas de emprego; análise de dados de realização e de resultados. Apresenta ainda uma componente para projetos de incubação digital.

Oficina de Mesteres - Reparação de Instrumentos Tradicionais Portugueses

Visa dar oportunidade a jovens que abandonaram ou concluíram sistema educativo de participarem numa Oficina de artes que contribua para a exploração de alternativas de entrada no mercado de trabalho, através da formação de reparação de instrumentos tradicionais portugueses, do acompanhamento de um formador/mentor, e que possa, posteriormente, prestar esses serviços à comunidade, associado à marca Oficina de Mesteres. Esta ação resulta de uma necessidade de mercado identificada pelo que se considera ter potencial de empregabilidade relevante.

Trampolim - Programa de Desenvolvimento de Competências para pessoas com deficiência e incapacidade

Desenvolvido em parceria com o BizFeira e com entidades de ensino locais, visa dar oportunidade a jovens com deficiência e incapacidade que concluíram sistema educativo de potenciar a sua empregabilidade. Será desenvolvido em 3 fases: Bootcamp de preparação de candidatos para encontro de recrutamento; Encontro de Recrutamento; Estágios (1 a 3 meses). Contempla programa de voluntariado com as Empresas no apoio aos candidatos no seu processo de pesquisa oportunidades de emprego.

InJovem - Programa de Empreendedorismo Jovem

Destinado a alunos do ensino secundário é um programa de promoção do empreendedorismo, que concretizará a sua ação através da realização de concursos de Ideias de Empreendedorismo nas escolas, mentoria no desenvolvimento das competências empreendedoras dos jovens, de ações de jobshadowing e visitas a empresas locais.

Destinatários

No items found.

Perguntas frequentes

Co-organização e parcerias

Co-financiamento

outros projetos

CLDS4G

Quer saber mais
sobre este projeto?

Entre em contacto com
a
o
Ana Ferreira
.
emrede@direitosedesafios.com
227 639 561 | 915 440 175