O Espaço Trevo é uma Estrutura de Atendimento a Vítimas de Violência Doméstica e Violência de Género, que surge em 2006 no Município de Santa Maria da Feira, enquanto resposta a um conjunto de necessidades diagnosticadas. Em funcionamento de acordo com o Decreto Regulamentar n.º2/2018, que regula as condições de organização e funcionamento das estruturas de atendimento que integram a rede nacional de apoio às vítimas de violência doméstica (RNAVVD), são objetivos desta estrutura, assegurar uma intervenção promotora de segurança, autonomia e capacitação das vítimas de violência doméstica através das vertentes do acompanhamento psicológico, psicossocial e informação jurídica. O Espaço Trevo organiza e dinamiza ações de informação, sensibilização, prevenção e formação sobre a problemática da violência doméstica e de género para a comunidade em geral e públicos-alvo estratégicos.

07
FEV
Ação de sensibilização

Prevenção da violência no namoro e violência de género

Municípios de Arouca e Vale de Cambra
saber mais

Publicações

i
Comunicação social

Veste a Palavra tem T-shirts contra a violência nas montras da Feira

Três designers, três camisolas, três mensagens numa campanha de sensibilização
_
Notícias

(S)em silêncio!

Dia Internacional pela Eliminação da Violência Contra a Mulheres
i
Comunicação social

Campanha do Espaço Trevo ‘Atrevo-me a ser livre’

Jornal O Correio da Feira
i
Comunicação social

Espaço Trevo lança nova campanha de sensibilização

Jornal N
_
Notícias

aTrevo-me a ser Livre!

Espaço Trevo desafia a Comunidade
_
Notícias

aTrevo-me a...

Espaço Trevo lança desafio no dia em que se celebra a Liberdade
i
Comunicação social

Programa da Feira contra violência doméstica alargado a outros cinco municípios

TVI 24
i
Comunicação social

Europarque é palco da assinatura de protocolo de apoio às vítimas de violência doméstica

Jornal O Correio da Feira
_
Notícias

Assinatura do Protocolo para a Territorialização da Rede Nacional de Apoio às Vítimas de Violência Doméstica

Espaço Trevo no mapa nacional de combate à violência doméstica e de género
_
Notícias

Passa a Palavra

Dia Internacional Pela Eliminação da Violência Contra as Mulheres
i
Comunicação social

Espaço Trevo prestou apoio a 53 vítimas de violência doméstica em 2020

Reportagem Jornal Correio da Feira
_
Notícias

Antes de namorar com alguém, aTrevo-me a gostar de mim!

Espaço Trevo lança campanha de sensibilização para a prevenção da violência nas relações de namoro.
i
Comunicação social

S. Valentim assinalado com campanha de prevenção da violência no namoro

Jornal Labor.pt
i
Comunicação social

Comemorar o São Valentim em campanha contra a violência no namoro

Jornal Diário de Aveiro
i
Comunicação social

Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra as Mulheres

_
Notícias

Campanha "Seja de que Género For..."

Campanha de Sensibilização para a Igualdade de Oportunidades e de Género.

Objetivos

Em parceria com os Municípios de: Santa Maria da Feira, São João da Madeira, Oliveira de Azeméis, Vale de Cambra, Arouca e Espinho (em parceria com o Espaço Bem-Me-Quero - Centro Social de Paramos), contribuir para uma estratégia de territorialização das respostas da Rede Nacional de Apoio a Vítimas de Violência Doméstica.
Disponibilizar respostas - apoio psicológico, informacional e jurídico - que promovem a autonomia, segurança e capacitação das vítimas de violência doméstica.
Desenvolvimento de campanhas de prevenção e sensibilização para a comunidade em geral ou direcionadas a públicos-alvo específicos.
Em estreita articulação com o Departamento de Investigação e Ação Penal de Aveiro, promover a celeridade dos processos, otimização de sinergias e concertação de recursos existentes como as seguintes tipologias do crime: Violência Doméstica, Maus-Tratos e Crimes contra a Liberdade e Autodeterminação Sexual.

O que fazemos?

Estrutura de Atendimento a Vítimas de Violência Doméstica e Violência de Género nos Municípios de Terras de Santa Maria - EAVVDVG

Atualmente e desde Janeiro de 2020, o Espaço Trevo alargou o seu âmbito territorial de atuação enquanto Estrutura de Atendimento a Vítimas de Violência Doméstica e Violência de Género nos Municípios de Terras de Santa Maria (EAVVDVG) e através da itinerância dos elementos que compõem a sua equipa técnica, viabiliza o seu trabalho nos Municípios de São João da Madeira (em parceria com o Espaço Aurora), Oliveira de Azeméis, Vale de Cambra, Arouca e Espinho (em parceria com o Espaço Bem-Me-Quero – Centro Social de Paramos). Este alargamento de resposta vai ao encontro da Territorialização das respostas da Rede Nacional de Apoio a Vítimas de Violência Doméstica (RNAVVD).
Em Julho de 2020 foi assinado entre estes 6 Municípios e outras entidades parceiras, o Protocolo de Territorialização da Rede Nacional de Apoio às Vítimas de Violência Doméstica nos Municípios de Terras de Santa Maria.
O Espaço Trevo enquanto EAVVDVG disponibiliza apoio informacional, psicossocial, psicológico, aconselhamento jurídico, intervenção na crise e encaminhamento social a vítimas de violência doméstica; organiza e dinamiza campanhas de sensibilização, de prevenção e ações formativas para a comunidade em geral e públicos-alvo estratégicos.

Resposta de Apoio Psicológico para Crianças e Jovens Vítimas de Violência Doméstica - RAP

Alinhado com os objetivos estratégicos da Estratégia Nacional para a Igualdade e Não Discriminação (ENIND 2018-2030) para o combate à Violência Doméstica e/ou Violência de Género e a consolidação da rede territorial de prevenção e intervenção no fenómeno da Violência Doméstica e/ou Violência de Género, em Outubro de 2021 surge uma resposta territorial de apoio psicológico e/ou psicoterapêutico a crianças e jovens vítimas e violência doméstica através de intervenções individuais ou grupais que assentem em abordagens especializadas focadas no trauma.
Esta intervenção é executada em parceria e em articulação com outras entidades de intervenção junto de crianças e jovens, que permitam contribuir para o reforço sistematizado e integrado da disponibilização de serviços de apoio psicológico e/ou psicoterapêutico especificamente direcionado a crianças e jovens vítimas de violência doméstica no âmbito da Rede Nacional de Apoio às Vítimas de Violência Doméstica.

GAIV - Gabinete de Atendimento e Informação à Vítima

Desde final do ano 2015 e em parceria com o Departamento de Investigação e Ação Penal de Aveiro (DIAP) – Secções de Santa Maria da Feira, o Espaço trevo dinamiza o Gabinete de Atendimento e Informação à Vítima (GAIV) numa lógica de concertação dos recursos existentes para as vítimas dos crimes de Violência Doméstica, Maus Tratos e Crimes Contra a Liberdade e Autodeterminação Sexual.
O gabinete é composto por uma equipa, de assessoria aos magistrados e funcionários do DIAP, que desempenha funções de promoção da estabilização emocional das vítimas, avaliação do risco de reincidência e revitimização, coadjuvação na recolha do testemunho e tomada da decisão judicial e acompanhamento em sede de declarações para memória futura.
A Oficialização do GAIV surge a 20 de Maio de 2016 com a assinatura de protocolo de cooperação entre a Comarca de Aveiro- Procuradoria da República – DIAP, Município de Santa Maria da Feira, Casa dos Choupos – Cooperativa Multissectorial de Solidariedade Social CRL, Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação – FPCEUP, e Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género - CIG.

Destinatários

Perguntas frequentes

Ficheiros

No items found.

Parceiros

outros projetos

Igualdade de Oportunidades e de Género

Quer saber mais
sobre este projeto?

Entre em contacto com
a
o
Mariana Magalhães
.
espacotrevo@casadoschoupos.pt
+351 256 365 665