Recrutamento rápido põe frente a frente empresas feirenses e candidatos a emprego
Cerca de 150 pessoas participaram no Evolui’23, centrado na capacitação de pessoas em situação de desemprego para a (re)entrada no mercado de trabalho, através de formação e mentoria nas áreas de orientação profissional
Com o mote “Emprego, Voluntariado e Inovação – Capacitar para Empregar!”, a iniciativa terminou com uma ação de speed interview, que pôs frente a frente os candidatos a emprego e oito empresas feirenses, colocando à prova as suas competências de comunicação.
Através das várias atividades realizadas ao longo do dia, os candidatos ficaram a conhecer a visão do empregador, as competências mais valorizadas para a (re)entrada no mercado de trabalho e as oportunidades de emprego em aberto, para além de reforçarem as competências de comunicação mais impactantes e refletirem sobre a relevância do voluntariado como ação de responsabilidade social.
O primeiro momento deste encontro, realizado a 19 de outubro, no Isvouga, ficou marcado por uma sessão de mindfulness, que promoveu o bem-estar para uma melhor reflexão sobre o plano de carreira e as expectativas relativas ao emprego.
Através de uma metodologia de proximidade, os candidatos conheceram as perspetivas e as competências mais valorizadas pelos empregadores locais, pela voz da Metallik, empresa localizada na freguesia de Sanguedo, para além de ativarem e reforçarem as suas competências de comunicação, através da participação na dinâmica de storytelling _“pitch emprego”.
A fechar o encontro, os candidatos estiveram frente a frente com um grupo de oito empresas locais, às quais apresentaram o seu perfil pessoal e profissional em apenas dez minutos (speed interview_). Antes disso, receberam aconselhamento técnico por parte da ALPE, GIP e Escola Social, perspetivando uma atitude eficiente e eficaz na procura de emprego (speed counseling).
A iniciativa Evolui’23 resultou de uma organização do Gabinete de Inserção Profissional da Câmara Municipal de Santa Maria da Feira, em parceria com o IEFP, o CASTIIS, através da Escola Social, a Bolsa Local de Voluntariado do Município e a Casa dos Choupos.
Esta atividade tem enquadramento na operação “Acelera-te”, cofinanciada ao abrigo do investimento RE-C03-i06.03 – Operações Integradas em Comunidades Desfavorecidas na Área Metropolitana do Porto – PRR, operacionalizada através da ALPE – resposta promovida pela Câmara Municipal de Santa Maria da Feira e coordenada pela Casa dos Choupos – e no âmbito do projeto Escola Social (prémio Mais Ajuda Lidl 2022), promovido pelo CASTIIS.